CEBA

ENSINO FUNDAMENTAL I

Apresentação

O Ensino Fundamental I é um segmento que recebe e acolhe os alunos na faixa etária entre 7 e 10 anos. 

Tem por objetivo a formação básica do aluno mediante:

O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atidudes e valores;

O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância reciproca em que se assenta a vida social.

Grupos:

O Ensino Fundamental I  recebe alunos a partir de 7 ano e 11 meses, completos até fevereiro, sendo composta pelos seguintes grupos:

1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano.  

Da Educação Especial

Os alunos da educação especial serão matriculados nas classes regulares do Ensino Fundamental I.

A escola oferece aos alunos públicos-alvo da educação especial educação inclusiva com condições necessárias a uma educação de qualidade para todos e padrões de acessibilidade, mobilidade e comunicação, de modo a assegurar.

CURRÍCULO

O currículo no Ensino Fundamental I oportuniza o aluno a desenvolver os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que ele compreenda e participe ativamente da vida social. A articulação entre conceitos, procedimentos, atitudes e valores forma a base que constrói nosso currículo, apontando as intenções que desejamos concretizar através de ações organizadas e planejadas do trabalho pedagógico.

Compõem o currículo o estudo das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares:

Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Ciências, História e Geografia

MATERIAL DIDÁTICO

Sistema VIVER VALORES

Sistema VIVER VALORES, concebe o aluno como um viajante pelo mundo dos saberes e conhecimentos, instigando-o a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral.

utilizamos o material específico em formato de livros físico Os autores do material são professores pesquisadores.

O Sistema VIVER VALORES foi desenvolvido para oferecer aos alunos, rotas e projetos de aprendizagem instigantes e alinhados com as necessidades do mundo atual. Afinal, o processo educacional precisa ir além da compilação de temas de aprendizagem; ele deve ser capaz de formar cidadãos atuantes e engajados com as necessidades locais e globais.

Língua Estrangeira

A Língua Inglesa tem um destaque especial em nosso currículo. Oferecemos aulas diárias de 50min. Nossos professores são proficientes e certificados, garantindo assim aulas lecionadas integralmente em Inglês.

Sistema VIVER VALORES

Sistema VIVER VALORES, concebe o aluno como um viajante pelo mundo dos saberes e conhecimentos, instigando-o a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral.

utilizamos o material específico em formato de livros físico Os autores do material são professores pesquisadores.

O Sistema VIVER VALORES foi desenvolvido para oferecer aos alunos, rotas e projetos de aprendizagem instigantes e alinhados com as necessidades do mundo atual. Afinal, o processo educacional precisa ir além da compilação de temas de aprendizagem; ele deve ser capaz de formar cidadãos atuantes e engajados com as necessidades locais e globais.

Língua Estrangeira

A Língua Inglesa tem um destaque especial em nosso currículo. Oferecemos aulas diárias de 50min. Nossos professores são proficientes e certificados, garantindo assim aulas lecionadas integralmente em Inglês.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Metodologia

Adotamos uma metodologia de ensino facilitadora da aprendizagem (sociointeracionista) por meio do estímulo ao pensamento crítico e analítico. O protagonismo faz parte da formação do aluno, respeitando sua bagagem histórica, assim como o estímulo a se manifestar, participar e torna-se ativo no contexto social, fazendo com que seus valores sejam respeitados.

A metodologia direciona-se a organização de projetos e atividades interdisciplinares e específicas, promovendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, efetivando a integração das áreas do conhecimento.

Ações Permanentes

Momento de reflexão(ecumênica)  que acontece na sala de aula  do Fundamental I, no início das atividades diárias. Contempla: oração, canto, agradecimento e resgate de valores e atitudes fundamentais para a formação integral do aluno.

Projeto “Gente que Lê”

Este projeto atende aos objetivos pedagógicos que buscam formar o hábito de leitura por meio de uma ciranda literária.

Cada turma recebe no início do ano letivo, um acervo criteriosamente selecionado abrangendo os diferentes tipos e gêneros literários e uma sacola para colocar o livro que semanalmente vai para casa, com uma atividade planejada e permanente de leitura na escola, e em casa, que o aluno tenha oportunidade de conversar sobre os títulos lidos com os pais, e abra-se um espaço para que elas indiquem o livro que leram para os colegas.

Atividades de Campo/Excursões Pedagógicas

As atividades de campo são importantes estratégias para o desenvolvimento de uma prática educativa inter e transdisciplinar. A diversificação de atividades e de recursos didáticos, contribui para motivação dos estudantes, possibilitando atender as amplas necessidades e interesses dos alunos, sendo a motivação a mola fundamental para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa.

Ação Continuada/ Reforço Escolar

Proporciona ao aluno um apoio sistemático (reforço escolar) no decorrer do ano letivo, oferecendo condições para que o mesmo obtenha melhor desempenho nos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Com atendimento duas vezes na semana, no contraturno.

Jogos Internos do CEBA

Os Jogos Internos acontecem no período de comemorações ao Dia da Criança, tendo como objetivo estimular, através da prática de atividades lúdicas e jogos cooperativos, os valores do respeito, educação, limites e regras de boa convivência, promovendo o intercâmbio socioeducativo entre os alunos, dentro de um clima de amizade e de espírito competitivo saudável.  

SISTEMA AVALIATIVO

A avaliação da aprendizagem tem o caráter diagnóstico, processual, construtivo, participativo e formativo. O acompanhamento do aluno é diário, percebendo suas necessidades e avanços. As Avaliações contemplam diferentes instrumentos: observação e registro pelo professor, análise de produções, provas, simulados, análise de erros, trabalhos e projetos.

Nossa média: 70% do resultado por disciplina, em cada trimestre.

V A = Verificação da Aprendizagem

Atividade com o objetivo de verificar, diagnosticar semanalmente se o aluno está apreendendo os conteúdos trabalhados. Alternadamente são realizadas atividades de Língua Portuguesa e Matemática.

Abrir bate-papo no WhatsApp.
Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?