ENSINO FUNDAMENTAL II
Apresentação
No ambiente educativo do Fundamental II, evidenciamos o protagonismo juvenil para uma educação integral que possa transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social, promovendo a reflexão do seu projeto de vida.
Para tanto, nossos estudantes do 6º ao 8º ano vivenciam desafios mais complexos. A promoção de engajamento em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações motivam a solução de problemas reais para o desenvolvimento do potencial criativo do estudante e a sua força transformadora na sociedade.
Desta forma, a aproximação das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos está relacionada às diversas áreas, dentre elas: área de estudo, do sistema preventivo; área de aprendizagem maker e steam; área do desenvolvimento sustentável e as áreas das habilidades e competências exigidas em nossa Base Nacional Comum Curricular.
CURRÍCULO
O projeto curricular é nosso referencial. Aponta para os valores, as crenças e as intenções que desejamos concretizar, através de ações organizadas e planejadas do trabalho pedagógico.
Compõem o currículo o estudo das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares:
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa, Redação, Arte, Educação Física – todas essas disciplinas são ministradas por professores capacitados e graduados em sua área de atuação. As aulas têm foco de investigação e pesquisa, sempre relacionando as diversas áreas de conhecimento.
Língua Inglesa
A Língua Inglesa tem um destaque especial em nosso currículo. Oferecemos aulas diárias de 50min. Nossos professores são proficientes e certificados, garantindo assim aulas lecionadas integralmente em Inglês.
Matemática
Matemática 1: Álgebra e Matemática 2: Geometria. Nas áreas de exatas, as disciplinas têm o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e despertar a criatividade dos alunos. Toda semana há aulas dinâmicas, envolvendo tecnologia e matemática.
Ciências da Natureza
Ciências e Laboratório. As aulas de ciências são elaboradas, a partir das experiências, pensando em uma aprendizagem voltada para o desenvolvimento sustentável e uma abordagem prática que desperta muita curiosidade em nossos alunos.
Ciências Humanas
História e Geografia. Na área de humanas, nossos alunos têm a oportunidade de “viajar no conhecimento”, através do processo de discussão, decisão, desenho e execução de ações, motivando o desenvolvimento do potencial criativo e transformador da sociedade que existe em nossos estudantes.
Ensino Religioso
tem o objetivo de formar cidadãos que respeitam e querem ser respeitados, que estão descobrindo seus direitos, que acreditam que a união das pessoas e a participação delas em projetos comuns direcionam o caminho para um mundo melhor.
MATERIAL DIDÁTICO
Sistema VIVER VALORES
Sistema VIVER VALORES, concebe o aluno evidencia a importância de fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acesso, possibilitando que haja interação com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
Nessa faixa etária, os adolescentes estão em transição entre infância e adolescência, mudanças marcantes, não são nem adultos e nem crianças, mas estão passando por transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais que interferem na mudança do ser. Nesta fase, ampliam-se os vínculos sociais e laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos.
Os alunos tornam-se capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de construção da autonomia e a aquisição de valores morais e éticos.
Destacam-se: as Rotas e Pilares da Coleção
Desenvolvimento Sustentável;
Preparação para a resolução dos problemas do mundo contemporâneo;
Sustentabilidade pensada de forma ampla (aspectos ambientais, sociais e econômicos);
Ecologia integral: cuidar da casa comum;
Habilidades e Competências
Rotas de Aprendizagem que vão além da memorização de conteúdo.
Atividades significativas, que trabalham desde as habilidades mais simples até as mais complexas.
Foco no desenvolvimento de competências gerais.
Trabalhos por projetos e valorização de temas integradores.
Projeto de vida e preparação para o mundo do trabalho.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
As práticas pedagógicas consistem na união do currículo e ética, para atuar nas dimensões humanas e plurais, despertando no estudante a sensibilidade para atender à necessidade de pensar a justiça, a igualdade, a liberdade, a humanidade, a solidariedade e valores universais que levam ao diálogo e que buscam a dignidade humana.
Aulas Laboratoriais
Nas aulas de Ciências, nossos alunos contam com Laboratórios altamente equipados para que possam vivenciar, na prática, toda a teoria adquirida em livros e pesquisas.
Feiras Literárias
Em Língua Portuguesa, contamos com aulas dinâmicas direcionadas para Projetos e Seminários.
Feiras e Olimpíadas de Matemática
Além de aulas dinâmicas e diversificadas, contamos também com feiras lógicas que ajudam no raciocínio rápido de nossos alunos.
Visitas Guiadas
Em História e Geografia, o foco maior são as visitas, online e presencial, aos museus históricos e Planetários onde o aluno consegue visualizar toda a matéria, tornando mais rico e de fácil compreensão o conteúdo estudado.
Jogos e Esportes
Com os Esportes, nossos alunos são convidados a cuidar melhor da saúde e a se exercitarem nas diversas modalidades oferecidas, principalmente nas aulas de Educação física.
Nossos Professores são qualificados e especializados para trabalhar com alunos na faixa etária e contam com olhar diferenciado, respeitando as diferenças e motivando cada jovem em seu tempo de aprendizagem.
SISTEMA AVALIATIVO
A avaliação do Fundamental II é sustentada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação e da construção da responsabilidade com o coletivo.
A escola se propõe a oportunizar que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento necessário para a construção de competências e habilidades, requeridas para esta faixa etária.
Instrumentos avaliativos no decorrer do trimestre: avaliações objetivas, descritivas, orais e diagnósticas. Projetos interdisciplinares e simulados trimestrais que objetivam familiarizar os alunos com a realidade dos vestibulares no Brasil, cognitiva e emocionalmente.