ENSINO MÉDIO
Educação CEBA
nossa proposta para o Novo Ensino Médio pauta-se no desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e orientação profissional que, através de metodologias inovadoras, leva-nos a desenvolver projetos em sintonia com as habilidades esperadas do profissional do século 21 e, com entusiasmo e responsabilidade, leva-nos ainda a aceitar o desafio de implementar
No CEBA, priorizamos a busca pela inovação, por oferecer a melhor estrutura aos alunos e por formar, com ênfase nos valores essenciais da pessoa humana, nossas prioridades.
Comprometimento com o projeto de vida do aluno
A abordagem do CEBA olhar o jovem no ponto em que ele se encontra, ou seja, vai ao encontro dele, da sua humanidade e, ao encontrá-lo, lança um olhar cuidadoso, demorado, que possibilita conhecê-lo em sentido mais amplo, sem rótulos, sem preconceitos e sem estigmas, atendendo às necessidades indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho. É uma abordagem comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida.
O Novo Ensino Médio
Temos muitas perguntas, mas vale reconhecer que, em qualquer processo educacional, o estudante deve, sim, estar no centro da aprendizagem e da vida escolar e esta resposta todos sabemos, não é mesmo?
Aqui no CEBA, o aluno é estimulado à autonomia, ao protagonismo e à responsabilidade em relação às suas escolhas presentes e futuras. O nosso fazer pedagógico investe na promoção do desenvolvimento integral do aluno, contemplando o seu projeto de vida em todas as suas dimensões: física, intelectual, cultural, social, emocional e espiritual.
CURRÍCULO / ENSINO MÉDIO
A estrutura curricular busca o aprimoramento do educando como ser humano, a sua formação ética, o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, a sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.
Com ênfase nos projetos sociais e no envolvimento direto dos alunos, através das viagens de estudo, uso constante dos laboratórios de química, física, salas de recursos multimídias, plataformas digitais de aprendizagem, desenvolvendo metodologias de ensino nas quais o jovem é protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento.
Língua Estrangeira
Língua Inglesa:
Visando consolidar as quatro habilidades da língua inglesa: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita, de forma natural e significativa, adequando as demandas deste segmento,
Língua Espanhola:
A Língua Espanhola permite o acesso a uma ampla rede de comunicação e à grande quantidade de informações presentes na sociedade atual.
CURRÍCULO / NOVO ENSINO MÉDIO
Currículo - o que vamos aprender?
Na Formação Geral Básica, encontramos um conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento previstas na etapa do Ensino Médio, que aprofunda e consolida as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles, com carga horária total máxima de 1.800 horas.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A proposta pedagógica está organizada em componentes curriculares, estruturados em forma de áreas de conhecimento, disciplinas e itinerários formativos, eixos temáticos e eixo estruturante do itinerário formativo, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meio dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento integral do adolescente.
PROJETOS
Pré-Vestibular e ENEM
Orientam e preparam para as carreiras mais concorridas do vestibular, aliando nossa proposta de fazer educação a uma perspectiva coletiva e individualizada de ensino, com atendimento personalizado, de acordo com o momento em que se encontra cada estudante. Objetivam a revisão e o aprofundamento dos conteúdos mais relevantes nos vestibulares.
JOGOS E ESPORTES
Com os esportes, nossos alunos são convidados a cuidar melhor de sua saúde e a exercitar-se nas diversas modalidades oferecidas, nas aulas de Educação Física.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Assistência na escolha de uma carreira e um projeto de vida profissional. Aprofunda as questões relativas ao autoconhecimento e aproximação do mercado. Investimento especial no Projeto de Vida do aluno.
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLOGIA
A orientação educacional é o elo entre educadores, famílias e alunos. Assessora a comunidade escolar nas relações humanas e nas questões de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. O SOE acolhe, ouve, atende, orienta e acompanha o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma parceria que possibilita a troca de informações sobre os alunos, a discussão de encaminhamentos e a proposta de ação.
MATERIAL DIDÁTICO
A proposta do material é desafiar o jovem a resolver problemas e a propor alternativas, usando o saber e a ética como pontos de apoio e equilíbrio. Além disso, o uso da tecnologia amplia as possibilidades de pensamento, comunicação e desenvolvimento de projetos pessoais.
O material didático, disponível na versão digital, oferece, além dos conteúdos do livro impresso, uma série de recursos multimídia: vídeos, áudios, textos extras, jogos e atividades interativas, entre outros recursos, que permitem expansão dos limites do livro e da escola e diversificam, respectivamente, a maneira de ensinar e de aprender, por meio de diferentes leituras, contextos e interpretações sobre um tema ou conteúdo.
SISTEMA AVALIATIVO
A avaliação da aprendizagem leva em conta o desenvolvimento do educando, se constituindo como orientadora da aprendizagem em todas as suas fases: avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação qualitativa por meio das atividades e tarefas, contemplando a participação, interação e envolvimento do estudante.
Avaliações semanais da Formação Geral Básica (FGB) – Coletamos dados no decurso do processo de ensino, quantitativos e qualitativos; capacitamos o aluno a encontrar-se com a realidade e a superar desafios, o que eleva a qualidade de seu ensino.
Simulados Trimestrais – Objetivam familiarizar os alunos com a realidade dos vestibulares no Brasil, cognitiva e emocionalmente.
Avaliações semestrais dos Itinerários Formativos avaliação é um recurso pedagógico que permite aos professores e equipe pedagógica acompanhar a progressão das aprendizagens práticas dos alunos, oferecendo subsídios para a análise do próprio processo de ensino, que será realizado por meio de conceitos.
Avaliação das Eletivas – A avaliação será diagnóstica, aplicada no início do processo, e será posteriormente formativa, aplicada ao longo do processo formativo, através de auto avaliação do estudante ao longo do trimestre. No final do semestre, será aplicada a avaliação somativa, finalizando o processo formativo (avaliação dos produtos criados pelos estudantes).